6 Dicas para Gestão de Clientes em Clínicas e Consultórios

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Quer descobrir o que é preciso para ter uma boa gestão de clientes em clínicas e consultórios? Então, leia até o final. Afinal de contas, esse artigo está repleto de informações importantes para te ajudar nessa tarefa!

Se você está pensando em começar sua própria clínica, ou abrir seu consultório médico, deve ficar atento à gestão. Afinal de contas, você deve buscar otimizar o atendimento, além de proporcionar uma experiência única e agradável aos seus pacientes.

Então, continue lendo e confira aqui quais são os 6 passos para uma boa gestão de clientes em clínicas e consultórios, e garanta a satisfação dos seus clientes!

Qual a Importância da Gestão de Clínicas e Consultórios?

A gestão de clínicas e consultórios é uma tarefa essencial para garantir o sucesso do seu negócio. Assim como um atendimento médico de excelência é fundamental, uma boa gestão de clientes também é. Para isso, sua clínica ou consultório deve:

  • Garantir o atendimento de qualidade aos pacientes;
  • Oferecer capacitação aos colaboradores,
  • E manter a organização do consultório.

Esses três pontos são essenciais para sucesso de clínicas e consultórios.

Garantir uma boa gestão de clientes em consultório ou clínica, significa acompanhar as rotinas médicas e administrativas diárias, organizando e monitorando as ações, com o objetivo de gerenciar e estruturar os processos. Dessa forma, é possível alcançar os resultados desejados.

A gestão é muito importante para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, se você pretende abrir uma clínica ou consultório, será preciso planejar bem o seu gerenciamento. Com base em ações que possibilitem identificar pontos de melhoria, evitar erros e programar suas metas de curto e longo prazo.

Sendo assim, para garantir o sucesso do seu negócio, você deve realizar uma gestão que contemple recursos:

  • Estruturais;
  • Financeiros,
  • E humanos.

6 Passos Para Estabelecer a Gestão de Clientes em Clínicas e Consultórios

Como já abordado aqui, a gestão de clientes é fundamental. Afinal de contas, ela contribui para o seu negócio se destacar dentre os demais.

Pois um paciente dará sempre prioridade para uma clínica na qual confie. Onde ele recebe um bom atendimento, se sente seguro e confortável.

Por isso, siga estas dicas para proporcionar um atendimento diferenciado aos seus clientes:

1 – Atendimento de qualidade

Para ajudar a oferecer um atendimento de qualidade, você pode investir em um software de relacionamento com o cliente. É o caso do CRM, por exemplo, que permite um cadastro único de clientes. E que reúne todas as informações necessárias de forma rápida e eficiente.

Existem várias outras opções de sistemas. O importante é reduzir a burocracia e falta de controle de informações ou documentos. Que, aliás, pode acontecer pelo acúmulo de arquivos em papel.

Você também pode contar com outros canais de atendimento, como call centers, por exemplo.

Além disso, manter todas as plataformas integradas é uma boa maneira de garantir um atendimento de excelência, buscando identificar as reais necessidades dos clientes.

2 – Foco nos clientes

Todo médico sabe que o foco principal de seu trabalho são os pacientes. Portanto, sua satisfação deve ser o principal objetivo da gestão.

Dessa forma, é necessário promover ações que facilitem a experiência do paciente no tratamento médico em sua clínica ou consultório.

Além das dicas já mencionadas anteriormente, você pode oferecer mais facilidades para os seus pacientes trabalhando, por exemplo, com parcerias com laboratórios e clínicas de diagnóstico por imagem.

Dessa forma, o paciente poderá ter a comodidade de realizar os exames necessários, sem ter que se deslocar muito.

Aliás, fique atento aos detalhes! Quanto mais comodidades oferecer ao cliente, mais você fortalece o relacionamento com o mesmo. Então, busque sempre ações que promovam o bom relacionamento, e a confiança entre sua clínica/consultório e o paciente.

3 – Gestão de clientes e colaboradores

Para manter um relacionamento de excelência com os clientes, também é preciso investir nos colaboradores.

Pois é com eles que o paciente terá contato antes e depois da consulta. Assim como para resolver diversas questões também.

Por isso, além de treinamento adequado, é necessário ainda promover um ambiente de trabalho agradável e harmonioso. É importante ouvir seus funcionários, ajudá-los a desenvolver suas habilidades e trabalhar seus pontos de melhoria.

Dessa forma, fica mais fácil manter sua equipe motivada e engajada. Com isso, seu negócio tende a prestar um serviço de alta qualidade.

Uma dica é motivar a equipe a trabalhar com competência, buscando atingir metas que aliem qualidade e eficiência no atendimento. Assim, será possível proporcionar ao paciente uma experiência agradável no consultório.

Além disso, também é muito importante que o paciente aguarde o menor tempo possível pela consulta. Afinal de contas, não há nada mais desagradável para um paciente do que ficar horas aguardando um atendimento.

4 – Métricas de atendimento

Para manter o atendimento com padrão de qualidade, você deve estabelecer parâmetros de qualidade no atendimento.

Assim, evita-se assimetrias como, por exemplo, ser muito bem atendido em um momento, mas receber um atendimento ruim em outro momento.

Portanto, é essencial manter o padrão. Pois o cliente tende a associar o atendimento que recebeu, com a imagem da empresa. Por isso, é essencial que receba sempre o mesmo padrão de atendimento.

Além disso, as métricas também ajudam a encontrar os pontos fracos do atendimento. Desse modo, você tem a oportunidade de melhorá-los e evitar erros. Além de ajudar a traçar metas para a equipe.

5 – Capacitação da equipe

Para garantir que as métricas funcionem, e que os clientes recebam um atendimento padronizado, também é necessário investir em treinamento de qualidade para os colaboradores.

O treinamento ajuda a equipe a se manter alinhada e segura, sobre as melhores abordagens ao cliente. Levando em conta o planejamento feito pela gestão.

Além disso, o processo de treinamento ajuda a engajar a equipe de atendimento. Assim, ela tende a compreender melhor a importância de manter um relacionamento agradável e empático com o cliente/paciente.

6 – Atendimento personalizado

Este passo é importantíssimo na gestão de clientes em clínicas e consultórios. Pois um atendimento humanizado faz a diferença, sobretudo quando se trata de saúde, que é uma área delicada na vida das pessoas.

Por isso, é importante se lembrar de tratar o cliente pelo nome, demonstrar atenção, empatia, manter o sorriso e transmitir segurança para o mesmo.

Para ajudar nessa tarefa, alguns softwares de gestão podem armazenar os históricos de contatos do cliente, e outros dados que auxiliem o colaborador a identificar o perfil do paciente. Assim, fica mais fácil dispensar a ele o melhor atendimento possível.

Dicas Para a Gestão de Clientes em Clínicas e Consultórios

A gestão de clientes é uma área muito importante dentro da administração de clínicas e consultórios em geral.

Afinal de contas, garantir um atendimento personalizado e humanizado é um diferencial para o seu negócio se destacar.

Então, acompanhe essas dicas, que te ajudarão na tarefa de gerir o seu negócio:

  • Localização: escolha a localização conforme o perfil de pacientes que deseja alcançar, e que também seja viável para você caso atenda em outros locais.
  • Decoração: passe uma boa impressão. Procure uma decoração leve, moderna, e que passe para o cliente uma sensação de tranquilidade. Assim, o tempo que aguarda atendimento será mais agradável. Tenha atenção aos detalhes, mas não faça nada muito exagerado. Dê preferência para a simplicidade.
  • Recepção: mantenha o local agradável e ofereça diferenciais, como música ambiente, chá, café, senha do Wi-Fi, TV ligada e tomadas para carregar celulares. Faça tudo para garantir que o cliente fique confortável e sinta-se acolhido.
  • Secretária: invista em uma profissional competente. Além disso, também ofereça treinamento, para que ela possa atender os pacientes sempre de maneira humanizada, educada, e ajudando a organizar a rotina do consultório.
  • Higienização: mantenha o local sempre limpo, seguindo as normas sanitárias. Isso garantirá credibilidade para o seu consultório ou clínica. As empresas especializadas são uma boa dica.
  • Faturamento: mantenha as finanças organizadas. Uma dica é informatizar a clínica, pois isso garante organização, praticidade e evita erros no faturamento, de marcações e coisas do tipo.
  • Assessoria e Marketing: invista em uma equipe de marketing para cuidar da imagem do seu negócio. Pois estar sempre atento à imagem e à comunicação do seu consultório é essencial para fidelizar seus pacientes, e tornar seu trabalho mais conhecido.

Portanto, se você está se preparando para investir na sua própria clínica ou consultório, fique atento a essas dicas!

E lembre-se que é fundamental planejar a sua gestão com foco na qualidade do atendimento ao cliente/paciente. Afinal de contas, a saúde e a satisfação dos pacientes.

Pensando em abrir uma clínica ou consultório médico?

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