Para abrir uma clínica precisa de CNPJ? Essa é uma dúvida muito comum entre médicos, dentistas e outros profissionais da área de saúde que sonham em empreender e montar a sua própria clínica.
Sabendo disso, a Iota Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em saúde decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, apresentar um passo a passo completo para abertura de clínicas e esclarecer dúvidas.
Para saber mais e aproveitar este super conteúdo gratuito, você pode continuar conosco e acompanhar este artigo até o final.
Índice
Como abrir o CNPJ de uma clínica?
Não tenha dúvidas, para abrir uma clínica precisa de CNPJ, mas a liberação deste documento pode ser muito mais fácil do que você imagina.
Neste tópico, vamos apresentar um pequeno passo a passo para ajudar você a entender o que é preciso para conquistar o CNPJ e demais documentos necessários para regularizar sua clínica.
1.Contrate uma contabilidade especializada em saúde
Para abrir uma clínica, a primeira coisa que você precisa fazer é contratar uma contabilidade especializada em saúde e preparada para oferecer todos os serviços que você e o seu futuro negócio precisam, incluindo:
- Assessoria e orientação na abertura da empresa;
- Planejamento tributário e cálculo de impostos;
- Emissão de pró-labore e folha de pagamento;
- Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
- Orientação para emissão de notas fiscais;
- Dentre outros itens importantes.
2.Separe os documentos necessários
Para abrir uma clínica, você também vai precisar separar alguns documentos, seguindo as orientações do contador, dentre os quais, podemos destacar:
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Carnê IPTU e Contrato de Locação do local para instalação da clínica.
3.Emissão do CNPJ
Com os documentos listados acima, a contabilidade solicitará o registro e reconhecimento da constituição da sua clínica na Junta Comercial do Estado.
Por sua vez, após o registro na Junta Comercial, o contador vai providenciar a emissão CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas.
4.Emissão da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento
Por sua vez, com o CNPJ em mãos, será hora de solicitar a emissão da Inscrição Municipal, a liberação da licença sanitária e o Alvará de Funcionamento do estabelecimento.
Os documentos em questão são emitidos pela Prefeitura e essenciais para que uma clínica desenvolva suas atividades de forma regular, evitando qualquer tipo de problema com o fisco.
Por fim, com a liberação de todos os documentos citados, a clínica será considerada apta para entrar em funcionamento.
O que é preciso para abrir uma clínica?
Para abrir uma clínica e ter sucesso, o ideal é que você monte um plano de negócios completo e saiba exatamente quais são os passos a seguir.
Quando a dúvida é o que é preciso para abrir uma clínica médica, podemos listar uma série de detalhes e itens que precisam ser observados, dentre eles:
- Contratação de um serviço de contabilidade;
- Liberação dos documentos necessários para funcionamento da clínica;
- Escolha da localização e do imóvel para instalação da clínica;
- Definição do público-alvo e atividades a serem desenvolvidas;
- Adaptações e reformas do imóvel escolhido;
- Planejamento financeiro completo e previsão de retorno;
- Aquisição de mobília, equipamentos e itens de decoração;
- Seleção e contratação de funcionários;
- Definição de estratégias para captar clientes;
- Dentre outros itens importantes.
Não há como negar, são muitos os detalhes que precisam ser levados em consideração, o que só reforça a importância de um bom plano de negócios antes de qualquer tomada de decisão.
Quem pode montar uma clínica?
Todo e qualquer interessado maior de 18 anos ou de 16 se emancipado pode abrir uma clínica, desde que o estabelecimento conte com um responsável técnico e profissionais habilitados.
Em outras palavras, o que estamos afirmando, é que apesar da maior parte das clínicas serem abertas por profissionais que atuam na área da saúde, este não é um pré-requisito.
Além disso, é importante afirmar que médicos e dentistas também podem se associar com empresários e empreendedores que não possuem formação na área da saúde para viabilizar a montagem de uma clínica, basta escolher a natureza jurídica certa.
Qual o custo para abrir uma clínica?
O custo para abrir uma clínica pode variar em função de uma série de fatores, dentre os quais, podemos destacar:
- Local de instalação da clínica;
- Porte do estabelecimento;
- Especialidade e serviços que serão ofertados.
Com base nisso, é muito importante que antes de iniciar a montagem do estabelecimento, o empreendedor procure elaborar um planejamento financeiro completo e bem detalhado.
Evitar imprevistos é fundamental, sobretudo do ponto de vista financeiro, e para isso, organização e planejamento são itens muito úteis.
Dito isso, também é importante destacar quais são os custos de legalização para abertura de uma clínica:
- Honorários da contabilidade;
- Registro na Junta Comercial;
- Aquisição de certificado digital;
- Registo no Conselho de Classe Profissional.
Para obter um orçamento completo e detalhado quanto aos custos acima, clique no botão do WhatsApp e entre em contato com a nossa equipe.
Quanto uma clínica paga de imposto?
Você já sabe que para abrir uma clínica precisa de CNPJ, mas é natural que além desta, você também tenha algumas outras dúvidas relacionadas, como por exemplo, aquela que diz respeito ao pagamento de impostos.
Diante disso, precisamos explicar que o valor que uma clínica paga de imposto depende de fatores como o seu volume de faturamento, regime tributário e alíquota de ISS praticada pelo seu município.
Quanto ao regime tributário, as opções mais indicadas normalmente são o Simples Nacional, cuja alíquota para clínicas inicia em 6% sobre o faturamento e o Lucro Presumido, cuja faixa de contribuição fica entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento mensal.
No entanto, a boa notícia é que você não precisa se preocupar muito com isso, já que o time de especialistas em contabilidade para área da saúde da Iota Contabilidade, estão preparados para indicar o regime tributário mais econômico para a sua empresa.
Para saber mais, esclarecer outras dúvidas e abrir o CNPJ da sua clínica de forma rápida e econômica, entre em contato conosco!