Descubra tudo o que é necessário para você abrir uma clínica de fisioterapia

Fisioterapia - Contabilidade em Guarapuava - PR | Iota Contabilidade Digital

Compartilhe nas redes!

Montar uma empresa do zero requer muito esforço. E se for uma clínica de fisioterapia, é muito importante tomar alguns cuidados no que se refere ao investimento financeiro e tributações. Por isso, veja nesse artigo quais as principais etapas para ter sucesso nisso.

É muito comum não saber por onde começar, sobretudo quando não se tem conhecimento técnico e sobre finanças. Como se trata da área da área da saúde, deve ser feita uma análise anterior para saber o que será preciso.

Por isso, muitas empresas jovens no mercado costumam contratar administradores ou escritórios de contabilidade para cuidar das partes burocráticas. Então, se você quer saber mais, confira algumas dicas importantes antes de abrir sua clínica de fisioterapia.

Benefícios de ter uma clínica de fisioterapia?

Inicialmente, a vantagem principal em montar a sua própria clínica de fisioterapia é ter o seu próprio negócio. Você será o seu chefe e irá trabalhar naquilo que você estudou e que ama fazer.

Se sentir frustrado ao trabalhar para outras pessoas é o principal motivo que faz com que alguns fisioterapeutas abram a sua própria empresa. Muitas vezes eles não se sentem reconhecidos ou acreditam não ganhar o suficiente nos seus empregos CLT.

Além disso, ser o gestor do seu negócio dá a eles uma visão mais abrangente sobre o mercado. Em outras palavras, o fisioterapeuta se sente mais livre para inovar e trabalhar de maneira mais livre.

Qual o custo de montar uma clínica de fisioterapia?

Tudo vai depender de quanto você tem em mãos. O local, os custos com a reforma e a compra de equipamentos podem variar de clínica para clínica e aumentar ou reduzir os valores finais.

Mas, vale salientar que é extremamente necessário se registrar no Conselho de Fisioterapia. Além disso, tire as suas licenças junto a prefeitura, a vigilância sanitária e corpo de bombeiros. Assim você poderá atuar de forma mais tranquila e sem grandes preocupações.

Aliás, é fundamental ter um CNPJ para a sua clínica de fisioterapia. Porém, se você não souber em qual modalidade se enquadra, entre em contato com algum contador. Ele saberá te auxiliar nessas obrigatoriedades.

Agora você poderá partir para a próxima etapa, que é a busca de um local para se instalar e a compra de equipamentos e dos móveis. Como mencionamos, os valores vão depender do tamanho do estabelecimento e dos tipos de serviços que serão prestados.

7 Etapas para abrir uma clínica de fisioterapia

Agora sim você já teve contato com alguns trâmites obrigatórios para abrir uma clínica de fisioterapia. Conheça então o passo a passo que vamos sugerir.

Conheça o mercado

Antes mesmo de criar seu planejamento com as ações e começar as atividades, entenda melhor o seu mercado. Faça uma pesquisa para entender se o seu segmento escolhido tem gerado lucro e se há possibilidades de crescimento através dele.

Além disso, faça um mapeamento das clínicas concorrentes na sua cidade ou bairro, se houver. Verifique como é a demanda, descubra quem são os clientes e verifique se é possível ter algum diferencial para se destacar dos outros.

Entre em contato também com outros profissionais da área ou que já iniciaram a sua clínica de fisioterapia. Sem dúvidas você conseguirá muitas informações que serão relevantes para a abertura do seu negócio.

Entenda os aspectos legais

Outro processo importante é a adequação aos aspectos legais. Se você é um fisioterapeuta, entenda que algumas questões só podem ser resolvidas por um contador. Por isso, contrate um profissional terceirizado para exercer essa função no seu lugar.

Ele será capaz de te auxiliar nas cargas tributárias, questões financeiras e salariais. Além disso, você poderá deixar a cargo dele a busca pelas licenças de funcionamentos e alvarás que são exigidos pela lei.

Escolha uma localização

Onde a sua clínica de fisioterapia estará instalada também é um fator muito importante. Escolha um local onde o seu cliente terá fácil acesso, tanto de carro, quanto de ônibus ou outros meios de transporte. Veja a segurança do bairro também e se existem muitas clínicas concorrentes que possam impedir o seu crescimento.

Tenha um plano de negócios

Após essas questões burocráticas, é hora de sentar e escrever o plano de negócios. Esse documento servirá de base para ações futuras, pois é nele que estarão descritas as principais informações sobre a clínica de fisioterapia.

É no plano que é possível saber os valores e objetivos da empresa, além da parte quantitativa, relacionado aos equipamentos. Ademais, a quantidade de funcionários, os salários e verba para investimentos futuros também estarão nele.

Mas não podemos esquecer dos valores para o marketing e divulgação da empresa, que também são descritos aqui.

Defina os serviços

Após fazer um mapeamento da concorrência e do que já é oferecido no mercado, defina quais os principais serviços você oferecerá ao seu cliente. Graças a evolução da área, hoje existem muitos tratamentos inovadores e opções de atendimentos diferenciados.

Então, aliada à fisioterapia você poderá oferecer atendimentos estéticos, abrir um estúdio de pilates, entre outras ideias incríveis. Por isso, vale pesquisar antes de oferecer os serviços ao seu cliente.

Faça um planejamento financeiro

Uma das partes mais importantes é estipular os valores para cada ação. Se você já tem um plano de negócios, é hora de saber quanto será necessário para comprar equipamentos e fazer o pagamento dos salários dos colaboradores.

Ademais, é preciso ter na ponta do lápis os valores do aluguel espaço, contas de energia e água, entre outras coisas. Por fim, insira também os impostos e taxas administrativas, investimento em marketing e retirada dos sócios.

Você poderá utilizar um aplicativo de finanças que te ajude a organizar os valores que entram e que saem. Por isso, entre em contato com o escritório de contabilidade de confiança para te auxiliar nessa questão.

Tenha foco na gestão do seu negócio

Por fim, é muito importante que você tenha ao lado profissionais com conhecimento técnico sobre administração e registros contábeis. Um contador pode ser a solução ideal para te ajudar no dia a dia.

Pensando em abrir uma clínica de fisioterapia? Conte com a assessoria contábil da Iota Contabilidade!

Contamos com um time de profissionais especializados em serviços de saúde e prontos para ajudar o seu negócio a crescer!

WhatsApp: (42)99105-2827

E-mail: contabilidade@iotacontabil.com.br

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Vai se formar em breve, mas não sabe como abrir…
Cresta Posts Box by CP
Fale agora conosco!