Para a carreira de um dentista alcançar o sucesso, é preciso superar etapas. Além de graduação, estágios e plantões, ao abrir um consultório odontológico próprio, esse profissional liberal precisa manter seu empreendimento com estratégias contábeis, financeiras e de muita gestão.
Para trilhar um caminho mais seguro, o artigo a seguir lista 10 passos essenciais para você iniciar sua carreira profissional, acertando cada meta do planejamento.
Desde uma análise do local até dicas sobre assessoria contábil. Então, veja conosco como abrir um consultório odontológico passo a passo:
Índice
10 passos para montar um consultório odontológico
Confira abaixo os 10 passos essenciais para abrir um consultório odontológico:
1. Planejando seu consultório odontológico
Em primeiro lugar, analise seus objetivos a médio e longo prazos. Afinal, é sempre bom que você se pergunte o que deseja para sua vida.
Afinal de contas, administrar clínicas odontológicas é a grande meta da sua carreira. Para isso, serão necessários diversos níveis de investimento.
Como exemplo, eles incluem empenho acadêmico e tempo. Aliás, a área de recursos contábeis é vital para você expandir seu negócio com segurança, desde o investimento inicial, até ampliações e especializações profissionais.
2. Faça uma análise de mercado
Nessa hora, você precisa pensar como um administrador, focando nas ações que trarão retornos financeiros. Assim, é hora de deixar de lado preferências pessoais, visando adequação aos seus clientes.
Para melhorar nesse ponto, vale a pena realizar uma análise de mercado eficaz, partindo dos seguintes fatores:
- Qual o lucro desses negócios?
- Quantas clínicas funcionam no seu bairro?
- Que características serão melhores para sua clínica?
- Quais as estratégias de divulgação dos concorrentes?
Além disso, procure direcionar seu caminho profissional para vencer a concorrência. Mesmo que o investimento seja maior, sua clínica odontológica pode estar sempre na frente.
Na dúvida, procure sempre uma assessoria contábil para não perder esse fôlego financeiro.
3. Faça um plano de negócios
Seguindo o objetivo inicial de todo plano de negócios, você precisa ser profissional, e criar metas que precisam ser cumpridas. Sendo assim, procure seguir cada etapa uma de cada vez.
Nesse sentido, veja que estabelecer planos de negócios é uma ação realista, útil e eficaz para você poder checar seu desempenho no caminho do sucesso.
Além do mais, um plano ajuda a definir suas estratégias de marketing e atendimento. Como se não bastasse, demais parâmetros e objetivos, como o setor financeiro, também podem demandar a assessoria de especialistas na área contábil.
4. Defina quais serviços que irá oferecer
Sua clínica odontológica pode oferecer um único serviço de atendimento. No entanto, você pode estabelecer várias frentes de trabalho como, por exemplo:
- Implantodontia;
- Estética,
- Ortodontia.
Afina, é mais cômodo aos seus pacientes realizarem todos os serviços que precisem em um só lugar. Além disso, a margem de lucro vai aumentar sempre mais.
Para entender melhor esse efeito exponencial na escolha dos serviços oferecidos, ao abrir um consultório odontológico, procure sempre a consultoria de quem entende de contabilidade.
5. Fique atento às exigências locais
Além das questões tributárias referentes à contabilidade, você também vai precisar de uma assessoria para ficar por dentro de toda a legislação vigente do setor. Pois qualquer norma negligenciada pode resultar em punições e multas legais.
Aliás, nos casos mais extremos, sua clínica pode até ser fechada por problemas relacionados ao não cumprimento de normas sanitárias e de higiene.
Enfim, o profissional precisa manter um padrão de qualidade e segurança nos serviços prestados. Em relação a todas essas legislações e regulações, invista sempre em um contador de confiança.
6. Pesquise por uma boa localização
Claro que todos os serviços oferecidos pela sua clínica precisam ser prestados presencialmente. Nesse sentido, invista em pesquisa de local.
Afinal, uma ótima localização pode ser até estratégica para conquistar mais clientes.
Enfim, primeiro considere a proximidade com a sua casa. Assim, você garante fácil acesso ao seu trabalho.
Depois, considere a distância entre o consultório e seus clientes. Isso vai ajudar você a captar mais pacientes após abrir um consultório odontológico.
7. Procure bons fornecedores ao abrir um consultório odontológico
Do mesmo modo, economia também é fundamental para você chegar ao sucesso. Sendo assim, além de assessoria contábil completa, é preciso fazer uma gestão adequada de fornecedores para seu consultório odontológico.
Aliás, esse passo é necessário principalmente para profissionais iniciantes, pois é preciso estar sempre organizado para evitar desperdícios e gastos excessivos.
Enfim, a partir da escolha de um escritório de contabilidade idôneo, sua vida como dentista vai ficar mais fácil. Afinal, você pode garantir uma economia inicial e evitar problemas de finanças, assim que abrir seu consultório ou clinica dentária.
Enfim, ao administrar os fornecedores do consultório, note que a gestão terá de ser o mais precisa possível. Isso quer dizer um equilíbrio na compra de materiais. Assim como os cuidados para não investir em excesso e gerar desperdícios.
8. Defina uma estratégia de fornecimento e de estoque
Além da presença de materiais, ainda é preciso ficar atento a estratégias do fornecimento de estoque. Afinal, isso pode comprometer seu negócio a partir da questão da estrutura física, pois ela precisa comportar bem seus materiais.
Sendo assim, analise seriamente a frequência de fornecimento, e qual empresa será responsável pela logística.
Aliás, ao abrir um consultório odontológico, uma prática sadia e rentável é entrar em contato com cada fornecedor antes de iniciar seu negócio.
Vale lembrar que você também precisa estar ciente de cada contrato que assinar. Contudo, em caso de dúvida, procure sempre um profissional contábil para ajudar nestas questões.
9. Ao abrir um consultório odontológico, não se esqueça da divulgação
Hoje em dia, a internet é uma forma necessária para realizar qualquer campanha de publicidade. Aliás, o marketing digital tem como objetivos principais captar clientes, e manter aqueles que já conquistou.
Além do mais, divulgação como o marketing digital, utiliza as mais diversas mídias e redes sociais, para que seu trabalho, sua imagem e consultório conquistem credibilidade.
Dessa forma, até mesmo um smartphone pode aproximar você de um número incrível pessoas.
10. Invista sempre numa assessoria contábil
Para garantir segurança ao abrir um consultório odontológico, com toda a certeza, a gestão requer a contratação de uma assessoria de contabilidade profissional e de confiança. Afinal de contas, ela terá a missão de lidar com preços e custos de fornecedores.
Nesse sentido, será possível ajudar você a diminuir diversos custos operacionais, como a contratação de funcionários e demais questões financeiras. Além do mais, uma empresa contábil profissional ajudará você a analisar dados como:
- Gerenciamento de funcionários;
- Relatórios de custos e lucro;
- Controle de estoque;
- Gerenciamento de despesas,
- Orçamentos.
Portanto, seguindo esses 10 passos básicos de como abrir um consultório odontológico, você terá muito mais chances de conquistar o sucesso que almeja!
Pensando em abrir um consultório odontológico? Conte com o apoio e a expertise da Iota Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em saúde.
Clique aqui, entre e contato conosco, retire suas dúvidas e veja como podemos lhe ajudar!