Como abrir uma academia de musculação? Confira o passo a passo!

Como abrir uma academia de musculação? Confira o passo a passo! Você deseja abrir academia de musculação, mas não sabe o que deve fazer? Então, leia até o final e confira o passo a passo completo para começar certo o seu negócio! Após meses em isolamento social, vivendo sob os efeitos da pandemia do Covid-19, dentre tantas preocupações que temos, uma delas é cuidar da saúde, e manter a forma física, para evitar ainda mais problemas futuros. Nesse contexto, os empreendedores de plantão já viram uma grande oportunidade, que é abrir uma academia de musculação. Por isso, trazemos hoje um passo a passo completo de tudo o que você saber antes de abrir uma academia de musculação. Portanto, leia com atenção para não perder nenhuma informação importante! Passo a Passo Para Abrir Academia Quando você olha uma academia cheia, mesmo oferecendo um serviço inadequado, diversas ideias começam a nascer em sua mente, sobre o que poderia fazer para melhorar, e oferecer um serviço ainda melhor. Porém, antes de abrir as portas de uma academia, você precisa seguir diversos passos muito importantes. Pois eles são essenciais não só para o sucesso do seu negócio, como também para evitar outros tipos de problemas. Portanto, essas etapas e procedimentos não devem ser negligenciados quando você decidir abrir academia de musculação. Dinheiro e tempo serão investidos. E isso, quase ninguém tem de sobra. Portanto, é preciso ser assertivo, e planejar da melhor forma possível. Com isso, você tem mais chances de ter sucesso. Plano de negócios para abrir academia de musculação O plano de negócios é o primeiro passo. Afinal de contas, ele é fundamental para que o empreendedor desenvolva uma perspectiva ampliada sobre o negócio que deseja criar. Esse documento é desenvolvido levando-se em conta 3 aspectos principais: o planejamento em si, projetando o que se pretende realmente oferecer aos clientes; também apresenta um olhar sobre a questão financeira; e os recursos humanos desejáveis para o bom funcionamento do novo empreendimento. A criação de um plano de negócios requer muita reflexão e estudo por parte do empreendedor. Afinal de contas, isso é fundamental para que ele tenha uma visão global dos processos necessários para o sucesso de academia. Em primeiro lugar, é importante obter todas as informações sobre materiais, equipamentos, pagamentos de funcionários, custos fixos e variáveis, e etc. Além disso, também deve-se avaliar as variáveis externas. Recomendamos que utilize a análise SWOT. Pesquisas de mercado Não adianta oferecer um produto ou serviço que as pessoas não desejam consumir. Uma academia de musculação oferece bem-estar, saúde e autoestima. Porém, você precisa onde estão os clientes interessados nesse tipo de serviço. Além disso, também é importante saber se quem pretende obter essas melhorias são homens ou mulheres, jovens ou idosos. Bem como também é essencial conhecer seus hábitos de consumo. Também é preciso se informar sobre a localidade onde você pretende abrir academia. Sendo assim, através de pesquisa de mercado, você consegue obter essas e outras informações de que necessita. Assim como também é possível conferir, além do grau de interesse do público-alvo, se há também concorrência nas redondezas do seu negócio. Enfim, essas informações justificam o empreendimento. Além disso, também são muito úteis caso precise solicitar um empréstimo, por exemplo. A partir das informações, você terá condições de criar estratégias que conquistem clientes. E isso impossível quando não se sabe qual é o seu público-alvo, ou o ticket médio das academias da região. Sendo assim, a pesquisa de mercado mostrará tendências que afetarão o serviço prestado, focando em determinados seguimentos como, por exemplo, idosos ou deficientes, ou quem sabe atletas de alto rendimento. Então, em resumo, a pesquisa de mercado te ajudará a descobrirá quem é o seu público-alvo, e qual serviço oferecer ao mesmo. Enfim, para efetuar sua pesquisa de mercado, faça os seguintes questionamentos: • Idade de quem costuma frequentar academia na sua região? Quanto eles costumam pagar por tal serviço? • Quantos são os concorrentes mais próximos da sua localidade? O que eles oferecem, como oferecem, para quem e por quanto oferecem? • Seus concorrentes oferecem quais diferenciais? • Como você poderia superar a sua concorrência? Documentos que você precisa para abrir academia O processo de abrir academia tem etapas em comum com qualquer outro negócio. A primeira etapa do processo de abertura ocorrerá com o registro da empresa na Junta Comercial do Estado, ou então no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, portando os documentos do proprietário da academia a seguir: • CPF; • Certificado Digital Pessoa Física; • Contrato Social; • Os Modelos 1 e 2 da FCN (Ficha de Cadastro Nacional); Após ter sua firma registrada, você receberá o Número de Identificação do Registro (NIRE). Depois disso, deverá realizar o registro no site da Receita Federal, para conseguir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da academia. Contando com o NIRE, a sua empresa existe em termos formais, mas ainda não pode funcionar. Para isso, será necessário ir à prefeitura do município onde montará a academia, para obter o alvará. Feito isso, você deverá efetuar a inscrição estadual, e fazer o cadastro na Previdência Social. Assim, sua academia estará apta a funcionar. Localização A localização de uma academia é um fator fundamental para o seu sucesso. Afinal de contas, não só de bodybuilders vive o mundo fitness. Baseie-se no seu plano de negócios, e na sua pesquisa de mercado. Pois lá estão todas as informações necessárias para que você acerte na escolha do melhor local para abrir academia. Uma academia pode ser uma obrigação para muito dos clientes em potencial. Por isso, o valor deve ser acessível. Além disso, as pessoas gastam muito tempo trabalhando e se deslocando. Portanto, não têm tempo a perder. Desse modo, escolha uma localização perto de onde o seu público alvo mora ou trabalh. Facilite a vida de seu cliente, pois isso também é bem-estar. Estrutura e equipamentos Os equipamentos de musculação são caros. Além disso, eles precisam ser bons. Caso contrário, o custo de manutenção vai te derrubar no meio do caminho. Porém, não se desespere! Defina qual serviço irá oferecer, para saber quais são os aparelhos necessários nesse primeiro momento. Não gaste em vão, compre só o que você realmente precisa, e opte por produtos de qualidade. Uma forma de economizar nos equipamentos é ter uma equipe de treinadores qualificadas, que saiba aproveitar os equipamentos existentes, e gerar o máximo de satisfação para os seus clientes. Profissionais certos O serviço deve ser o seu principal diferencial. Por isso, é preciso contar com profissionais qualificados e motivados. A mão de obra não é das mais caras. Além disso, você também não precisa de muitos profissionais. O que, de fato precisa, é de profissionais certos, aqueles que não se limitam a dar aulas ou suporte. Mas aqueles que se preocupam com as demandas do aluno. Uma academia de musculação é um empreendimento com amplo horário de funcionamento. Desse modo, é preciso considerar o horário de funcionamento, e os turnos de trabalho, para decidir a quantidade de colaboradores que precisará. Porém, mantenha o foco em um perfil de funcionário adequado ao serviço que você irá oferecer. Um especialista em fisiculturismo, por exemplo, talvez não possa ajudar uma idosa. Por isso, talvez ele tenha que trabalhar no turno da noite. Ou seja, adeque sua equipe aos usuários de sua academia. Divulgação Onde o seu público-alvo está? Por qual meio ele se informa sobre a sua academia de musculação? Tudo isso é importante. Porém, é importante lembrar que o marketing mudou completamente nos últimos anos. A internet e as redes sociais se tornaram as grandes aliadas de empresas de todos os segmentos e tamanhos. Além disso, também são meios de divulgação com menor custo e maior visibilidade. Enfim, não negligencie as redes sociais, também não pense que elas resolvem tudo. O "boca a boca" ainda tem o seu valor. Por isso, a qualidade do serviço é tão importante. Você precisa sim estar na internet, ter o seu site, muitos vídeos no Instagram, mas não se esqueça que seu negócio é uma academia. Sendo assim, foque em inovar nas atividades, e criar eventos que garantam a presença de clientes em potencial dentro do seu negócio. Então, esses são os principais passos para abrir academia de musculação da forma mais correta possível, seguindo os passos mais importantes, para contribuir para o sucesso do seu negócio. Pensando em abrir uma academia de musculação? Então, não perca mais tempo, entre em contato conosco agora mesmo e converse com um dos nossos especialistas!

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Você deseja abrir academia de musculação, mas não sabe o que deve fazer? Então, leia até o final e confira o passo a passo completo para começar certo o seu negócio!

Após meses em isolamento social, vivendo sob os efeitos da pandemia do Covid-19, dentre tantas preocupações que temos, uma delas é cuidar da saúde, e manter a forma física, para evitar ainda mais problemas futuros.

Nesse contexto, os empreendedores de plantão já viram uma grande oportunidade, que é abrir uma academia de musculação.

Por isso, trazemos hoje um passo a passo completo de tudo o que você saber antes de abrir uma academia de musculação. Portanto, leia com atenção para não perder nenhuma informação importante!

Passo a Passo Para Abrir Academia

Quando você olha uma academia cheia, mesmo oferecendo um serviço inadequado, diversas ideias começam a nascer em sua mente, sobre o que poderia fazer para melhorar, e oferecer um serviço ainda melhor.

Porém, antes de abrir as portas de uma academia, você precisa seguir diversos passos muito importantes.

Pois eles são essenciais não só para o sucesso do seu negócio, como também para evitar outros tipos de problemas.

Portanto, essas etapas e procedimentos não devem ser negligenciados quando você decidir abrir academia de musculação.

Dinheiro e tempo serão investidos. E isso, quase ninguém tem de sobra. Portanto, é preciso ser assertivo, e planejar da melhor forma possível. Com isso, você tem mais chances de ter sucesso.

Plano de negócios para abrir academia de musculação

O plano de negócios é o primeiro passo. Afinal de contas, ele é fundamental para que o empreendedor desenvolva uma perspectiva ampliada sobre o negócio que deseja criar.

Esse documento é desenvolvido levando-se em conta 3 aspectos principais: o planejamento em si, projetando o que se pretende realmente oferecer aos clientes; também apresenta um olhar sobre a questão financeira; e os recursos humanos desejáveis para o bom funcionamento do novo empreendimento.

A criação de um plano de negócios requer muita reflexão e estudo por parte do empreendedor. Afinal de contas, isso é fundamental para que ele tenha uma visão global dos processos necessários para o sucesso de academia.

Em primeiro lugar, é importante obter todas as informações sobre materiais, equipamentos, pagamentos de funcionários, custos fixos e variáveis, e etc. Além disso, também deve-se avaliar as variáveis externas. Recomendamos que utilize a análise SWOT.

Pesquisas de mercado

Não adianta oferecer um produto ou serviço que as pessoas não desejam consumir. Uma academia de musculação oferece bem-estar, saúde e autoestima. Porém, você precisa onde estão os clientes interessados nesse tipo de serviço.

Além disso, também é importante saber se quem pretende obter essas melhorias são homens ou mulheres, jovens ou idosos. Bem como também é essencial conhecer seus hábitos de consumo.

Também é preciso se informar sobre a localidade onde você pretende abrir academia. Sendo assim, através de pesquisa de mercado, você consegue obter essas e outras informações de que necessita.

Assim como também é possível conferir, além do grau de interesse do público-alvo, se há também concorrência nas redondezas do seu negócio. Enfim, essas informações justificam o empreendimento. Além disso, também são muito úteis caso precise solicitar um empréstimo, por exemplo.

A partir das informações, você terá condições de criar estratégias que conquistem clientes. E isso impossível quando não se sabe qual é o seu público-alvo, ou o ticket médio das academias da região.

Sendo assim, a pesquisa de mercado mostrará tendências que afetarão o serviço prestado, focando em determinados seguimentos como, por exemplo, idosos ou deficientes, ou quem sabe atletas de alto rendimento.

Então, em resumo, a pesquisa de mercado te ajudará a descobrirá quem é o seu público-alvo, e qual serviço oferecer ao mesmo.

Enfim, para efetuar sua pesquisa de mercado, faça os seguintes questionamentos:

  • Idade de quem costuma frequentar academia na sua região? Quanto eles costumam pagar por tal serviço?
  • Quantos são os concorrentes mais próximos da sua localidade? O que eles oferecem, como oferecem, para quem e por quanto oferecem?
  • Seus concorrentes oferecem quais diferenciais?
  • Como você poderia superar a sua concorrência?

Documentos que você precisa para abrir academia

O processo de abrir academia tem etapas em comum com qualquer outro negócio.

A primeira etapa do processo de abertura ocorrerá com o registro da empresa na Junta Comercial do Estado, ou então no Cartório de Registro de Pessoa Jurídica, portando os documentos do proprietário da academia a seguir:

  • CPF;
  • Certificado Digital Pessoa Física;
  • Contrato Social;
  • Os Modelos 1 e 2 da FCN (Ficha de Cadastro Nacional);

Após ter sua firma registrada, você receberá o Número de Identificação do Registro (NIRE). Depois disso, deverá realizar o registro no site da Receita Federal, para conseguir o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) da academia.

Contando com o NIRE, a sua empresa existe em termos formais, mas ainda não pode funcionar. Para isso, será necessário ir à prefeitura do município onde montará a academia, para obter o alvará.

Feito isso, você deverá efetuar a inscrição estadual, e fazer o cadastro na Previdência Social. Assim, sua academia estará apta a funcionar.

Localização

A localização de uma academia é um fator fundamental para o seu sucesso. Afinal de contas, não só de bodybuilders vive o mundo fitness. Baseie-se no seu plano de negócios, e na sua pesquisa de mercado.

Pois lá estão todas as informações necessárias para que você acerte na escolha do melhor local para abrir academia.

Uma academia pode ser uma obrigação para muito dos clientes em potencial. Por isso, o valor deve ser acessível. Além disso, as pessoas gastam muito tempo trabalhando e se deslocando.

Portanto, não têm tempo a perder. Desse modo, escolha uma localização perto de onde o seu público alvo mora ou trabalh. Facilite a vida de seu cliente, pois isso também é bem-estar.

Estrutura e equipamentos

Os equipamentos de musculação são caros. Além disso, eles precisam ser bons. Caso contrário, o custo de manutenção vai te derrubar no meio do caminho.

Porém, não se desespere! Defina qual serviço irá oferecer, para saber quais são os aparelhos necessários nesse primeiro momento. Não gaste em vão, compre só o que você realmente precisa, e opte por produtos de qualidade.

Uma forma de economizar nos equipamentos é ter uma equipe de treinadores qualificadas, que saiba aproveitar os equipamentos existentes, e gerar o máximo de satisfação para os seus clientes.

Profissionais certos

O serviço deve ser o seu principal diferencial. Por isso, é preciso contar com profissionais qualificados e motivados. A mão de obra não é das mais caras. Além disso, você também não precisa de muitos profissionais.

O que, de fato precisa, é de profissionais certos, aqueles que não se limitam a dar aulas ou suporte. Mas aqueles que se preocupam com as demandas do aluno.

Uma academia de musculação é um empreendimento com amplo horário de funcionamento. Desse modo, é preciso considerar o horário de funcionamento, e os turnos de trabalho, para decidir a quantidade de colaboradores que precisará.

Porém, mantenha o foco em um perfil de funcionário adequado ao serviço que você irá oferecer. Um especialista em fisiculturismo, por exemplo, talvez não possa ajudar uma idosa.

Por isso, talvez ele tenha que trabalhar no turno da noite. Ou seja, adeque sua equipe aos usuários de sua academia.

Divulgação

Onde o seu público-alvo está? Por qual meio ele se informa sobre a sua academia de musculação? Tudo isso é importante.

Porém, é importante lembrar que o marketing mudou completamente nos últimos anos. A internet e as redes sociais se tornaram as grandes aliadas de empresas de todos os segmentos e tamanhos.

Além disso, também são meios de divulgação com menor custo e maior visibilidade.

Enfim, não negligencie as redes sociais, também não pense que elas resolvem tudo. O “boca a boca” ainda tem o seu valor. Por isso, a qualidade do serviço é tão importante.

Você precisa sim estar na internet, ter o seu site, muitos vídeos no Instagram, mas não se esqueça que seu negócio é uma academia. Sendo assim, foque em inovar nas atividades, e criar eventos que garantam a presença de clientes em potencial dentro do seu negócio.

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