Você sabe como fazer registro de consultório no CRO? Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos profissionais que estão saindo da faculdade.
A profissão de odontologia é uma das mais admiradas e nela os profissionais pensam em abrir o próprio consultório.
Se você é um deles, este artigo é para você! Hoje nós vamos entender como fazer registro de consultório no CRO. Aliás, você sabe o que é CRO?
Caso a sua resposta tenha sido não, suponho que você ainda seja um estudante de odontologia, mas já te parabenizo pelo interesse em se manter bem informado.
Tanto o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e como os Conselhos Regionais de Odontologia (CRO) foram formalizados na Lei nº 4324, no ano de 1964.
Essa união forma uma autarquia, instituição com autonomia administrativa e financeira, cujo objetivo é supervisionar a ética profissional da odontologia em território nacional.
Os Conselhos são divididos em 27 unidades regionais e contam com uma sede em cada estado. Em alguns deles também há um número variado de delegacias seccionais, que varia de acordo com cada estado.
Índice
Quais são as obrigações do CRO?
Já sabemos que o CRO fiscaliza a atuação dos dentistas, mas não só deles. Na lista dos profissionais fiscalizados pelo conselho aparecem ainda Técnicos em Prótese Dentária, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares em Saúde Bucal e Auxiliares em Prótese Dentária.
Abaixo você encontra as principais atribuições do Conselho Regional de Odontologia.
- Deliberar sobre inscrição e cancelamento de profissionais registrados na instituição
- Fiscalizar o exercício da profissão juntamente com os órgãos sanitários competentes
- Deliberar sobre assuntos ligados à ética profissional e impor penalidades quando necessário
- Organização do regimento interno após aprovação do Conselho Federal
- Sugerir ao CFO as medidas necessárias à regularidade dos serviços prestados
- Solucionar as dúvidas relativas à competência e âmbito das atividades profissionais
- Promover o desempenho técnico e moral da odontologia e dos profissionais da área
Quanta responsabilidade, não é? Se você ainda tinha alguma dúvida, o registro no Conselho Regional de Odontologia é obrigatório para todos os profissionais da área. Mas continue com a gente, porque ainda tem muito o que você entender sobre o CRO e o registro de consultórios.
Quem precisa ter o registro de CRO?
O registro profissional no Conselho Regional de Odontologia é exigido para os seguintes profissionais.
- Cirurgiões-dentistas
- Técnicos em prótese dentária
- Técnicos em saúde bucal
- Auxiliares em saúde bucal
- Auxiliares de prótese dentária
- Especialistas da área
- Entidades prestadoras de assistência odontológica
- Entidades intermediadoras de serviços odontológicos
- Cooperativas odontológicas
- Empresas que comercializam ou industrializam produtos odontológicos
- Laboratórios de prótese dentária
- Auxiliares que tiverem as ocupações regulamentadas
Como você já sabe, o registro no CRO não é simples! Existem vários tipos de inscrições. No próximo tópico você vai saber quais são elas.
Tipos de inscrição no CRO
Principal
A inscrição principal habilita o exercício permanente da atividade odontológica na área da jurisdição do Conselho Regional respectivo para pessoa física e o exercício eventual ou temporário de profissionais em qualquer parte do território nacional.
Provisória
A inscrição provisória dá ao recém-formado o direito de exercer a profissão pelo período de dois anos, a partir da data da colação de grau no caso de cirurgião-dentista ou depois da formatura para outros profissionais da área.
Temporária
A inscrição temporária atende ao cirurgião-dentista estrangeiro, com “visto temporário” ou “registro provisório”, quando não há restrição ao exercício profissional no país.
Secundária
A inscrição secundária permite que o profissional exerça a atividade na jurisdição de outro Conselho Regional, que não seja o da região primária.
Remida
O profissional com inscrição remida fica dispensado do pagamento das anuidades. Ela é concedida automaticamente pelo Conselho Regional aos profissionais com 70 anos de idade, que nunca tenham sofrido penalidade por infração ética, independente da entrega do certificado.
Registro de consultórios no CRO?
Existem várias categorias de empresas no Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Vale ressaltar que é de extrema importância manter-se em conformidade com as instituições que regulamentam a profissão, uma vez que as penalidades podem ser duras e prejudicar a credibilidade de qualquer profissional, inclusive os da odontologia.
O CRO conta com uma anuidade, cujo valor varia de acordo com o tipo de consultório e categoria profissional em que você se encaixa.
Além disso, o profissional de odontologia que deseja abrir o próprio consultório está sujeito a outros custos, como por exemplo, o certificado da futura empresa.
Clique aqui para ter acesso a todas as relações de documentos necessários para registro no CRO.
A área de odontologia é extremamente necessária em nossa sociedade. Embora muitas pessoas não sejam adeptas às consultas frequentes, a odontologia está entrando em novos mercados e promete crescimento nos próximos anos. Algumas tendências da área são implantodontia, odontologia estética, do trabalho e cirurgias.
Lembre-se que profissionais de odontologia cuidam de um dos aspectos marcantes dos seres humanos, o sorriso.
Dessa forma, é essencial conscientizar as pessoas da real importância de manter a saúde bucal em dia.
Pesquisas apontam que a pandemia do Coronavírus trouxe prejuízos à saúde bucal de crianças. Os dados mostram que as consequências são má higiene oral, presença de cáries ou doenças na gengiva.
Em todo caso, você deve estar atento aos Conselhos Federal e Regional de Odontologia.
Além dos processos burocráticos, os profissionais de odontologia que desejam abrir um consultório precisam investir tempo em capacitações comerciais e de gestão.
Nesse sentido, vale considerar a contratação de uma equipe especializada para cuidar do registro do seu consultório no CRO.
Não deixe entrar em contato com a gente em caso de dúvidas! Continue acompanhando nossos conteúdos e não esqueça de manter-se atualizado quanto à legislação para construir um consultório de sucesso e livre de imprevistos burocráticos.
Precisa fazer registro de consultório no CRO? Conte com uma contabilidade especializada no assunto.
Venha para a Iota Contabilidade para dentistas, entre em contato conosco, tire suas dúvidas e veja como podemos ajudar na conquista do registro do seu consultório.