Dentista precisa abrir empresa? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais que estão concluindo a graduação ou que desejam montar o próprio consultório.
Sabendo disso, a Iota Contabilidade, sua assessoria contábil especializada em clínicas, consultórios e profissionais de odontologia, decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto.
Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema, faça uma leitura completa deste artigo ou entre em contato conosco.
Índice
Dentista precisa abrir empresa e ter CNPJ?
Dentistas são profissionais liberais, cuja profissão é regulamentada por Lei específica e pelo CRO – Conselho Regional de Odontologia.
Em função disso, estes profissionais podem exercer a profissão como pessoa física, ou seja, sem precisar abrir uma empresa. No entanto, em boa parte dos casos, mesmo que exista essa permissão, abrir um CNPJ é a melhor opção.
Isso acontece em função dos benefícios que a abertura de uma empresa pode oferecer, dentre eles:
- Redução de impostos: Na maioria dos casos, o dentista que possui CNPJ paga menos impostos, garante economia e com isso, aumenta os seus lucros e rendimentos mensais.
- Permissão para emitir notas fiscais: Com um CNPJ, o dentista pode emitir notas fiscais, se mantendo em dia com o fisco e atendendo clientes que exigem a emissão deste tipo de documento.
- Mais oportunidades de trabalho: A maior parte das clínicas odontológicas, preferem contratar dentistas que possuem CNPJ, pois desta forma, podem economizar com uma série de encargos trabalhistas.
- Acesso a linhas especiais de crédito: Dentistas que possuem CNPJ encontram no mercado, taxas mais atrativas em crédito e financiamento para montagem ou modernização do consultório.
São por esses e alguns outros benefícios, que muitos profissionais da área estão optando pela abertura do CNPJ para dentistas.
Tipos de CNPJ para dentistas
Quando o objetivo é abrir uma empresa para aproveitar os benefícios que destacamos no tópico anterior, o dentista tem diversas opções à sua disposição.
Existem possibilidades para o dentista que deseja abrir uma empresa individual, ou seja, sem sócios, e também para aqueles que desejam constituir uma sociedade.
Confira as principais alternativas disponíveis:
- Sociedade Limitada Unipessoal (SLU): Tipo de empresa voltada para empreendedores que desejam abrir uma empresa de forma unipessoal, ou seja, sem sócios.
- Sociedade Empresária Limitada (LTDA): Tipo de empresa para dentistas empreendedores que desejam abrir uma empresa com um ou mais sócios, odontólogos ou não.
- Sociedade Simples: A sociedade simples, permite a constituição de sociedades entre profissionais da mesma área, como por exemplo, dois dentistas.
Dentista pode abrir empresa como MEI?
Agora que você já sabe que dentista não precisa abrir empresa, mas pode tomar essa iniciativa de olho nos benefícios que essa decisão pode lhe oferecer, é hora de responder a uma pergunta importante e que costuma gerar muitas dúvidas:
“Dentista pode ser MEI?”
Para responder esse tipo de pergunta, precisamos destacar que o MEI (Microempreendedor Individual), foi criado como uma alternativa para a regularização de profissionais que atuavam na informalidade, ou seja, sem um CNPJ ou qualquer tipo de legislação que amparasse suas atividades.
Diante disso, categorias já regulamentadas por lei e conselhos de classe, como é o caso da odontologia, não foram incluídas na lista de atividades permitidas no MEI.
Na prática, isso significa que dentistas e outros profissionais com profissão regulamentada como médicos, advogados, engenheiros e arquitetos não podem ser MEI.
Mas não se preocupe, pois conforme já destacamos, existem outros tipos de empresa à disposição.
Economia de impostos ao abrir empresa para dentista
O dentista que atua como pessoa física, ou seja, que não possui empresa, precisa recolher mensalmente o Imposto de Renda, cuja alíquota pode chegar facilmente a 27,50% sobre o faturamento, isso sem falar na contribuição previdenciária.
Por sua vez, o dentista que decide abrir empresa, pode optar por regimes econômicos de contribuição, dentre eles, o Simples Nacional e o Lucro Presumido.
- No Simples Nacional, a contribuição dos dentistas pode partir de apenas 6% sobre o faturamento mensal.
- No Lucro Presumido, a contribuição dos dentistas fica entre 13,33% e 16,33% sobre o faturamento mensal.
Em outras palavras, isso significa que a decisão de abrir uma empresa pode representar uma importante economia para o dentista. No entanto, para que essa economia possa se concretizar na prática, é preciso contar com o apoio de uma contabilidade especializada.
Cabe ao contador, a tarefa de realizar os cálculos devidos, montar um planejamento tributário personalizado e indicar o regime de contribuição mais econômico para sua realidade.
Como abrir empresa para dentista [Passo a Passo]
Agora que você já sabe que pode obter uma boa economia de impostos ao abrir uma empresa, é hora de conferir o passo a passo para tirar seus planos do papel.
1.Contrate uma contabilidade: Entre em contato conosco para esclarecer todas as suas dúvidas e obter as orientações que você precisa.
Nosso time é especializado em contabilidade para dentistas, clínicas e consultórios odontológicos, e está preparado para cuidar de todos os trâmites para abertura e legalização da sua empresa.
Além disso, vamos ajudar você a pagar menos impostos e manter todas as suas obrigações em dia com o fisco, evitando dor de cabeça.
2.Separe os documentos necessários: Separe os documentos necessários para abertura do CNPJ para dentistas, incluindo:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação do consultório;
- Registro no CRO – Conselho Regional de Odontologia.
3.Aguarde a abertura do seu CNPJ: Por fim, aguarde alguns dias, enquanto providenciamos toda documentação da sua PJ de odontologia, incluindo:
- CNPJ;
- Licença da Vigilância Sanitária;
- Inscrição Municipal;
- Alvará de Localização e Funcionamento;
- Registro no CRO.
Assim que toda documentação estiver em ordem, você poderá desenvolver seus serviços através do CNPJ, e com isso, aproveitar todos os benefícios da sua decisão, dentre eles a economia com impostos.
Para saber mais e abrir o seu CNPJ, clique aqui e entre em contato conosco!