As despesas dedutíveis do livro caixa para dentistas são excelentes formas de reduzir o montante final a ser pago por dentistas e cirurgiões dentistas que atuam como profissionais liberais.
Na prática, algumas despesas atreladas à vida profissional e pessoal dos dentistas permitem diminuir os valores da tributação mensal, mais especificamente o carnê leão, tributo obrigatório para dentistas e outros profissionais liberais que atuam como PF.
Assim, todo profissional que conta com mais de 1.903,98 reais de faturamento precisa pagar o carnê leão, que conta com alíquotas definidas entre 7,5% a 27,5%. Felizmente, o valor pode ser deduzido de acordo com alguns gastos.
Para explicar e mostrar quais são as despesas dedutíveis do livro caixa para dentistas, a Iota Contabilidade Digital preparou este artigo e reuniu tudo o que você precisa saber sobre este assunto!
Índice
O que são despesas dedutíveis para dentistas?
As despesas dedutíveis do livro caixa para dentistas são gastos atrelados à profissão e cuidados indispensáveis ao profissional que podem ser anexados e garantir descontos em relação ao valor final do carnê leão.
Há muitos exemplos de gastos dedutíveis para dentistas e cirurgiões dentistas. Porém, indo além dos exemplos, você precisa entender que esses gastos têm relação com o dia a dia da sua profissão e da necessidade de exercer a sua atividade.
Por exemplo, para um dentista realizar uma cirurgia complexa, em muitos casos é necessário a contratação avulsa de auxiliares. Neste caso, você consegue utilizar esta despesa para deduzir os gastos com o carnê leão.
Do mesmo modo, o profissional precisa de água, luz, internet, telefone e outros serviços para prestar um serviço de qualidade. Gastos assim também podem ser anexados com o propósito de reduzir os gastos com as despesas acessórias.
Há outras despesas dedutíveis do livro caixa para dentistas, mas todas partem do mesmo princípio de estarem relacionadas à qualidade do serviço prestado por dentistas e cirurgiões dentistas.
O que é carnê leão?
Desde 2017, o carnê leão é uma obrigação mensal para profissionais liberais independente do valor recebido e mesmo que abaixo de R$ 1.903,98.
Antes, os gastos consideravam todo o ano-calendário e aconteciam a partir do Imposto de Renda de Pessoa Física.
Porém, desta forma a vida dos profissionais liberais ficava muito mais complexa, tendo parcelas muito altas e extremamente difíceis de serem pagas. Justamente por isso, a parcela passou a ser mensal e tornou-se obrigatória.
Na prática, o carnê leão é a alíquota mensal do IRPF que mira profissionais autônomos e liberais, como advogados, médicos e, claro, dentistas.
A apuração acontece todos os meses e a data de pagamento se limita até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do rendimento.
Como acontece o cálculo do carnê leão de dentistas?
O cálculo do carnê leão para dentistas é relativamente fácil. Isso porque basta ir à plataforma do carnê leão para que você não erre na hora de emitir a sua guia de pagamento em referência ao mês anterior.
Com os valores discriminados, basta reunir os recibos dos serviços prestados e anexá-los na plataforma. Assim que você souber o total do seu faturamento, você já consegue encontrar a alíquota do carnê leão a ser paga.
Atualmente, há cinco linhas, todas com alíquotas já definidas com base no faturamento do dentista. Abaixo você encontra os valores do carnê leão para dentistas:
- I – Até 1.903,98 – isento;
- II – De 1.903,99 até 2.826,65 – 7,5%;
- III – De 2.826,66 até 3.751,05 – 15%;
- IV – De 3.751,06 até 4.664,68 – 22,5;
- V – Acima de 4.664,68 – 27,5%.
Cada linha também conta com valores a serem deduzidos por conta do INSS, que varia entre 142,80 a 869,36 reais. A seguir você encontra todas as deduções do INSS para dentistas:
- II – 142,80 reais;
- III –354,80 reais;
- IV –636,13 reais;
- V – 869,36 reais.
Caso o dentista conte com dependentes diretos, é possível anexá-lo e deduzir mais 189,59 reais do montante final.
Fora isso, ainda há as deduções relacionadas à prestação dos atendimentos realizados ao longo do mês.
No tópico a seguir você encontra todas as principais despesas dedutíveis do livro caixa para dentistas.
Despesas dedutíveis do livro caixa para dentistas
As despesas dedutíveis do livro caixa para dentistas estão relacionadas à prestação do serviço dos profissionais. Justamente por isso você pode informar os seguintes itens para garantir deduções:
- Gastos com aluguel;
- Gastos com condomínio;
- Valores do IPTU caso for local próprio;
- Contas atreladas à necessidade, como água e luz;
- Contas atreladas à prestação do serviço, como telefone e internet;
- Contribuições de entidades;
- Gastos com terceiros do consultório, como mão de obra, INSS e FGTS;
- Materiais para atendimento;
- Utensílios de escritório;
- Materiais de higienização e limpeza do escritório;
- Honorários contábeis.
Todos esses gastos podem ser anexados no livro caixa e assim garantir reduções significativas da alíquota final a ser paga. Na prática, você precisa apenas descrever os valores e anexá-los na plataforma do carnê leão.
Vale destacar que as notas fiscais precisam estar claras para evitar que haja aborrecimentos nos meses futuros.
Quais despesas não são dedutíveis do livro caixa para dentistas?
Embora haja muitos exemplos de despesas dedutíveis do livro caixa para dentistas, há situações onde os valores não são aceitos. Por exemplo, gastos em relação à otimização da prestação dos atendimentos.
Abaixo você encontra as despesas não são dedutíveis do livro caixa para dentistas:
- Compras de equipamentos para o escritório, seja odontológico ou não;
- Gastos com mobilidade, como estacionamento, combustível e manutenção de veículo;
- Despesas atrelados ao patrimônio pessoa, como seguros de vida, residencial e auto;
- Gastos não aplicáveis ao cotidiano odontológico e pouco usuais.
Como usar todas as despesas dedutíveis do livro caixa para dentistas?
Para reduzir a carga tributária para dentistas e aproveitar ao máximo as deduções das obrigações acessórias, você precisa ter um escritório contábil especializado.
Com planos sob medida para dentistas e outros profissionais da área da saúde, nós da Iota Contabilidade Digital temos serviços que focam na entrega de resultados, seja a partir da elisão fiscal ou do controle da área financeira do seu negócio.
Para saber mais e ver tudo o que nós da Iota Contabilidade podemos fazer pelo seu negócio, clique aqui e entre em contato agora com um dos nossos especialistas!