O que são glosas de plano odontológico? Como evitar?

glosas de plano odontológico

Compartilhe nas redes!

O dentista precisa lidar com muitas questões diferentes para conseguir oferecer um bom serviço e atendimento. Uma destas questões são as glosas de plano odontológico.

No dia a dia durante o desenrolar das atividades do dentista, nem sempre é possível se atentar a todos os detalhes administrativos e organizacionais. Isso pode resultar em glosas.

No entanto, existem várias estratégias que podem ser utilizadas para evitar as glosas do plano, e é por isso que nós resolvemos escrever este artigo.

O que são glosas de plano odontológico?

Glosas odontológicas ocorrem quando uma operadora de plano odontológico se nega a pagar as custas de um procedimento feito pelo dentista a um paciente conveniado.

Isso pode ocorrer por uma série de razões, mas a mais comum é em decorrência de uma comunicação falha entre o dentista e o plano odontológico.

Essa falha na comunicação pode ser fruto de um descuido no registro dos procedimentos na guia ou no sistema utilizado pela operadora do plano de saúde.

O resultado disso são prejuízos financeiros que, dependendo da forma como a glosa foi causada, pode ser tornar uma grande dor de cabeça ao dentista.

Tipos de glosas de plano odontológico

Para compreender melhor como uma glosa funciona, é necessário entender que existem pelo menos três tipos diferentes de glosas. São elas:

  • Glosas administrativas: erros burocráticos;
  • Glosas técnicas: erros médicos;
  • Glosas lineares: erros sistemáticos.

Agora vamos falar um pouco mais sobre cada uma dessas glosas.

Glosas administrativas

As glosas administrativas ocorrem geralmente por causa de falhas humanas. Tratam-se do tipo mais comum de glosa, e que por isso é a mais fácil de se identificar e resolver.

Entre as situações corriqueiras relacionadas às glosas de plano odontológico administrativas, podemos destacar:

  • Falha na comunicação entre o dentista e o plano odontológico;
  • Guias de autorização médica-hospitalares preenchidas de forma incorreta, incompleta ou confusa;
  • Erros de português ou de digitação, sendo os de digitação mais comuns;
  • Valores escritos de forma incorreta que não condizem com a tabela do convênio.

Glosas técnicas

As glosas técnicas são um pouco mais difíceis de se identificarem e podem acabar se configurando um grande problema para o médico.

Dentre os tipos de glosas de plano odontológico, as técnicas originam do desencontro do serviço prestado pelo dentista, com o que o cliente havia contratado e o informado ao plano.

Alguns situações comuns em que essas glosas podem ocorrer:

  • Procedimentos odontológicos realizados sem uma prescrição ou anuência do paciente;
  • Prontuário do paciente preenchido de forma incorreta ou incompleta;
  • Descuido quanto aos itens e medicações utilizadas pelo dentista no procedimento.

Vale ressaltar que a única forma de resolver essa glosa é com a ajuda de um auditor técnico, e não há garantias de que a resolução será satisfatória.

Glosas lineares

Por fim, as glosas lineares são procedentes de erros cometidos pela operadora do plano odontológico. Erros que podem ocorrer inclusive no próprio sistema.

Portanto, para se precaver desse tipo de glosas de plano odontológico, é muito importante prestar atenção em:

  • Sistemas de faturamento utilizados pela operadora do plano;
  • Processos de pagamento, para identificar se eles estão ocorrendo de forma correta;
  • Estatísticas e outros indicadores operacionais.

Estratégias para evitar as glosas de plano odontológico

O fato é que nenhum dentista quer lidar com glosas, pois mesmo que eles consigam resolver a situação e serem compensados, trata-se de perda de tempo.

O tempo gasto resolvendo esse tipo de situação poderia estar sendo empregado de outra forma muito mais produtiva.

Conhecer os tipos de glosas já é um começo promissor, pois assim é possível pensar em formas de se precaver contra elas. Mas é necessário mais do que isso.

Veja a seguir algumas coisas que podem ser feitas com o intuito de prevenir, diminuir ou menos evitar completamente as glosas de plano odontológico.

Usar o prontuário eletrônico

A primeira coisa que deve ser feita é apostar na tecnologia. Para um dentista, isso pode significar substituir os prontuários manuais por um prontuário eletrônico.

Com o uso de um prontuário eletrônico os erros de digitação e de registro das informações podem ser consideravelmente reduzidos.

Há também a vantagem de haver um incremento no desempenho da clínica odontológica, visto que a padronização dos processos os torna mais rápidos.

Acompanhar as atualizações da ANS e a ABO

A Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS  é quem rege as regras contratuais dos planos odontológicos, e estas podem ser atualizadas.

Acompanhar as atualizações da ANS Odontologia e também o que a Associação Brasileira de Odontologia – ABO estiver falando é fundamental.

Ser afetado por glosas de plano odontológico que poderiam ser evitadas com conhecimento não é o ideal, e pode se tornar uma situação difícil de se identificar e resolver.

Treinar e capacitar os funcionários

Se a clínica odontológica possui funcionários que cuidam das questões administrativas, é imprescindível que estes funcionários sejam muito bem treinados.

Investir no treinamento dos funcionários irá reduzir significativamente a quantidade de erros cometidos durante o preenchimento de documentos e principalmente prontuários.

No entanto, isso é algo que precisa ser feito com paciência e estratégia. É um investimento no ser humano que vai exercer as funções administrativas.

Promover auditorias internas

Por fim, para evitar as glosas de plano odontológico, é preciso estar um passo à frente do problema.  Ao invés de esperar a glosa ser descoberta, o melhor é descobrir você mesmo.

Promover auditorias internas de forma periódica é a melhor forma de lidar com o problema, pois isso já antecipa a solução e perde-se menos tempo.

Pode ser interesse, inclusive, contratar um profissional para cuidar dessas auditorias, pois esse é um investimento que se converterá em economia de tempo e dinheiro.

Invista em um sistema de gestão odontológica

A melhor forma de evitar glosas de plano odontológico é fazendo uso de um sistema de gestão odontológico.

Com um sistema como esse, os processos burocráticos se tornam automatizados, mais velozes e como consequência, muito mais seguros de serem efetuados.

Vale a pena procurar um bom sistema de gestão odontológica, que integre todos os processos mais importantes do exercício da profissão.

Para mais dicas relacionadas a gestão de clínicas e consultórios odontológicos, continue acompanhando o blog da Iota Contabilidade!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Você sabe como fazer registro de consultório no CRO? Abrir…
Cresta Posts Box by CP
Fale agora conosco!