Quando abrir um CNPJ odonto?

Quando abrir um CNPJ odonto?

Compartilhe nas redes!

Quando abrir um CNPJ odonto? Essa é uma dúvida muito comum entre dentistas de todas as partes do país, e principalmente entre aqueles que estão começando a carreira ou ainda possuem pouco tempo de profissão.

Por sinal, é muito natural que este tipo de dúvida apareça, afinal, como profissionais liberais, os dentistas não precisam de CNPJ para trabalhar, mas por outro lado, podem obter benefícios, dentre eles, uma boa economia de impostos, ao atuar como PJ.

Sendo assim, se você chegou até aqui, pois também possui esse tipo de dúvida, continue conosco e acompanhe este conteúdo até o final.

Vale a pena abrir um CNPJ dentista?

Quando o assunto é quando abrir um CNPJ odonto, precisamos esclarecer porque essa decisão é tão importante na vida e na carreira dos dentistas.

Diante disso, neste tópico, vamos conferir juntos, algumas das principais e mais importantes vantagens que um dentista PJ costuma encontrar.

Menor incidência de imposto: Na maior parte dos casos, os dentistas que atuam como pessoa jurídica, pagam menos impostos, pois deixam de tributar suas receitas com base na tabela do IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física) e passam a ser tributados no Simples Nacional ou Lucro Presumido.

Para efeitos de comparação, enquanto no IRPF, a alíquota mensal pode chegar facilmente a 27,5% no Simples, dentistas podem pagar apenas 6% em impostos mensais sobre o faturamento.

Permissão para emitir notas fiscais: Como profissional PJ, o dentista recebe autorização para emitir notas fiscais, e com isso, pode atrair mais clientes para o seu consultório.

Muitos clientes precisam de nota fiscal para receber reembolso dos procedimentos realizados, e por isso, não abrem mão de profissionais que possam emitir NF.

Facilidade de adquirir crédito e financiamento bancário: Como PJ, os dentistas conseguem ter acesso a opções especiais de crédito e financiamento, junto aos principais bancos e instituições financeiras do país.

Por sua vez, ao obter crédito com juros reduzidos, torna- se muito mais fácil, investir na aquisição de equipamentos, na modernização ou expansão do consultório.

Mais oportunidades de trabalho: Por fim, vale destacar que os dentistas que possuem CNPJ e permissão para emitir nota fiscal, costumam encontrar mais oportunidades de trabalho.

Isso acontece, pois boa parte das clínicas odontológicas preferem contratar profissionais que atuam como PJ, evitando assim, encargos trabalhistas, como a contribuição patronal e o FGTS.

Bom, que existem muitos benefícios não podemos negar, agora, resta saber quando abrir um CNPJ odonto. Afinal, existe um momento ideal?

Quando abrir um CNPJ odonto: quanto custa e qual o prazo?

O dentista que decide abrir um CNPJ, precisa realizar um pequeno investimento, partindo do princípio que sua decisão lhe garantirá benefícios e economia.

Em outras palavras, o que queremos dizer, é que por mais que seja necessário um investimento, o retorno costuma chegar dentro de pouco tempo.

Basicamente, os custos para abrir e regularizar um CNPJ odonto, são os seguintes:

  • Taxa de registro na Junta Comercial;
  • Taxa para inscrição como pessoa jurídica no CRO;
  • Honorários da contabilidade para dentistas.

Por sua vez, quanto ao prazo, tudo vai depender do tipo de natureza jurídica adotada pelo dentista e sua cidade de atuação. Contudo, na maior parte dos casos, dentro de poucos dias, o CNPJ estará liberado.

Dentista pode ser MEI?

Você pode abrir CNPJ, mas de acordo com a legislação em vigor, dentista não pode ser MEI, sendo assim, será preciso optar por outros tipos de natureza jurídica.

O MEI foi criado como uma alternativa de regularização empresarial para pessoas que atuavam na informalidade e não possuíam qualquer tipo de legislação que amparasse suas atividades.

Sendo assim, profissionais liberais, ou seja, aqueles que precisam de curso técnico ou superior em determinada área, legislação própria e conselhos de classe não foram contemplados.

Como prova disso, e para que não restem dúvidas, basta uma rápida consulta ao rol de atividades permitidas para o Microempreendedor Individual para confirmar que dentista não pode ser MEI.

Quais tipos de CNPJ um dentista pode abrir?

Quando o objetivo é abrir um CNPJ odonto, existem diferentes tipos de pessoa jurídica à disposição do dentista, dentre os quais, podemos destacar:

  • Sociedade Simples: Para dentistas que pretendem trabalhar em sociedade com outros profissionais da odontologia.
  • Sociedade Limitada Unipessoal: Para dentistas que desejam trabalhar de forma completamente autônoma, ou seja, sem a necessidade de sócios.
  • Sociedade Empresária Limitada: Para dentistas que desejam abrir um CNPJ em sociedade com profissionais de outras áreas, opção que é muito comum na abertura de clínicas odontológicas

Em todo caso, antes de tomar uma decisão, consulte o nosso time de especialistas em contabilidade para dentistas.

Como e quando abrir um CNPJ odonto?

Quando o assunto é quando abrir um CNPJ odonto, é importante que você conte com o suporte e orientação de uma assessoria contábil especializada como a Iota Contabilidade.

Aqui, levamos em consideração a sua realidade e realizamos todos os cálculos necessários para afirmar qual é o melhor momento para você migrar da pessoa física para pessoa jurídica com real economia.

Sendo assim, confira logo na sequência o passo a passo e veja como é fácil abrir um CNPJ odonto com o suporte do nosso time de especialistas:

1.Entre em contato conosco: Entre em contato conosco para esclarecer todas as suas dúvidas e obter as orientações que você precisa.

2.Separe os documentos necessários: Separe os documentos necessários para abertura do seu CNPJ, incluindo:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para instalação do consultório;
  • Registro no CRO – Conselho Regional de Odontologia.

3.Aguarde a abertura do seu CNPJ: Por fim, aguarde alguns dias, enquanto providenciamos toda documentação da sua PJ, incluindo:

  • CNPJ;
  • Licença da Vigilância Sanitária;
  • Inscrição Municipal;
  • Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Registro no CRO.

Com toda documentação liberada, você poderá desenvolver seus serviços através do CNPJ, e com isso, aproveitar muitos benefícios, dentre eles, a economia de impostos.

Para saber mais e abrir o seu CNPJ, clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!

 

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Veja também

Posts Relacionados

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Você sabe como funciona o split de pagamento para clínicas…
Cresta Posts Box by CP
Fale agora conosco!