Será que vale a pena ter sócio em clínica dentária? Neste conteúdo, a Iota Contabilidade retira as principais dúvidas sobre o assunto.
Pensando em abrir uma clínica dentária, mas está na dúvida em relação às questões societárias do negócio? Continue conosco e saiba mais!
Seja para profissionais iniciantes, ou quem já tem experiência no mercado, investir em uma clínica dentária requer muita dedicação e planejamento.
Durante a etapa de planejamento para abrir um novo negócio, diversas dúvidas podem surgir, dentre elas a seguinte: Vale a pena ter sócios?
Para responder a essa pergunta, é preciso destacar as principais vantagens e desvantagens relacionadas a essa importante escolha.
Quais são os benefícios que uma sociedade pode proporcionar para um novo negócio? Existem pontos negativos?
Índice
Vantagens de abrir uma clínica dentária com sócios
Contar com outros dentistas e abrir uma clínica dentária em conjunto pode ser um bom começo e oferecer algumas vantagens.
Por outro lado, não podemos negar que montar um negócio em sociedade também tem as suas desvantagens.
Confira na sequência, as principais vantagens relacionadas a abertura de uma clínica dentária em sociedade com outros profissionais.
Oferecer um serviço mais completo: A oferta de serviços completos e em diferentes especialidades é uma das maiores vantagens de quem escolhe ter um sócio em uma clínica dentária.
Ao escolher um sócio com outra especialidade, você contribui para que a sua clínica dentária possa conquistar posição de destaque no mercado, sendo reconhecida por oferecer serviços completos.
Dividir despesas: Dividir as despesas da clínica dentária, certamente, é uma das grandes vantagens de ser um sócio.
Quem decide contar com um sócio poderá dividir todos os custos e despesas do negócio, dentre eles, os custos iniciais para a abertura da clínica dentária, como espaço físico, equipamentos e utensílios em geral.
Vale lembrar que em uma sociedade os custos mensais do negócio também são divididos entre os sócios, dentre eles, custos com:
- Limpeza;
- Contabilidade;
- Funcionários;
- Luz;
- Água;
- Aluguel.
Dividir responsabilidades: Do mesmo modo que a divisão das despesas, quando se tem um sócio, todas as responsabilidades relacionadas ao negócio também são divididas.
No mundo dos negócios, a divisão de tarefas e responsabilidades quando bem definidas podem contribuir significativamente para o sucesso dos negócios.
É possível, por exemplo, que um sócio tenha maior aptidão para cuidar das finanças, enquanto outro possui habilidades para cuidar das estratégias de marketing do negócio. No final, as habilidades se complementam e contribuem para o desenvolvimento dos negócios.
Desvantagens de abrir uma clínica dentária com sócios
Agora que você já conferiu as principais vantagens relacionadas à abertura de uma clínica dentária com sócios, é hora de conferir as desvantagens relacionadas a essa escolha.
Confira na sequência, as principais desvantagens relacionadas a abertura de uma clínica dentária em sociedade com outros profissionais.
Perda de autonomia: A perda de autonomia, é sem dúvidas uma das grandes desvantagens consideradas por quem pensa em abrir uma clínica dentária com um sócio.
É importante destacar, que em uma sociedade, você terá que dividir não somente as despesas e responsabilidades, mas também as decisões da clínica.
Portanto, independente do que pretende fazer na clínica, é necessário que a decisão esteja sempre em acordo com o sócio, ou seja, todas as decisões dependem de uma concordância entre as partes.
Divisão de Lucros: Ao abrir uma clínica dentária em sociedade, é importante lembrar da divisão de lucros.
Se por um lado, contar com um sócio pode ser importante para dividir os custos para montagem do negócio, por outro, também será necessário dividir os lucros.
Portanto, antes de qualquer decisão, coloque as principais vantagens e desvantagens na balança.
Opiniões divergentes: Não é raro que existam divergências de opinião entre sócios, no entanto, quando isso acontece o futuro dos negócios podem ficar em risco.
Vale destacar, que até mesmo o excesso de intimidade pode atrapalhar uma sociedade. Pois é comum as pessoas confundirem a relação pessoal e profissional.
Vale a pena ter sócio em clínica dentária?
Antes de mais nada, ao pensar em um sócio para sua clínica dentária, é muito importante ter uma mente empreendedora.
Afinal de contas, estamos tratando de um negócio, que requer experiência, habilidades e pessoas dispostas a enfrentarem os obstáculos.
Nesse sentido, para ganhar espaço no mercado, será necessário contar com estratégias eficientes. E uma delas pode ser uma sociedade.
Além disso, também é necessário estar ciente de que uma sociedade envolve todos os setores da empresa, como:
- Marketing;
- Finanças;
- Administração;
- Vendas.
Na prática, a decisão em ter ou não um sócio é muito pessoal e dependerá dos objetivos de cada profissional.
Sendo assim, o importante antes de qualquer decisão é entender, que essa escolha, que por sinal é muito difícil, poderá trazer impactos positivos, mas também negativos no futuro.
Escolhendo a parceria em uma clínica dentária
Se você decidir por ter um sócio, é importante saber que, embora cada um possua sua sala e serviços próprios, obviamente é importante que os sócios tenham afinidade. Caso contrário, o sucesso da clínica dentária ficará comprometido.
Então, procure por profissionais que tenham os mesmos objetivos que você e que apresentem idoneidade em sua carreira. Além disso, escolher um profissional à altura é vital para uma carreira de sucesso.
Seja qual for a sua decisão, seja ela de ter ou não um sócio, saiba que ambas terão impactos no futuro do seu negócio.
Por fim, é importante destacar, que boas habilidades de gestão serão imprescindíveis para contornar os problemas e encontrar soluções.
Pensando em abrir uma clínica dentária? Conte com a Iota Contabilidade!
Com larga experiência e profissionais capacitados para prestação de assessoria e serviços contábeis para empresas e profissionais da área de saúde, a Iota Contabilidade é a solução que a sua clínica dentária precisa.
Oferecemos serviços e assessoria Contábil, Fiscal, Jurídica, Tributária, Financeira, Administrativa e Departamento Pessoal.
Nosso foco é atender nossos clientes de forma exclusiva, parceria, sigilosa, transparente, para juntos colaborarmos para o crescimento dos seus negócios.
Para saber mais sobre os nossos serviços ou abrir a sua clínica dentária, entre em contato conosco!